sexta-feira, 1 de novembro de 2013

TREINAMENTOS ESSENCIAIS AO FUTEBOL MODERNO

TREINAMENTOS ESSENCIAIS AO FUTEBOL MODERNO
 
        No mundo inteiro bilhões de garotos jogam futebol, desses, dezenas de milhões querem ser profissionais. No Brasil 9 milhões de crianças chegam a buscar uma oportunidade, mas apenas 30 mil passam nas avaliações das categorias de base e só 5% se tornam profissionais.
        Segundo estudo da Universidade Estadual da Florida um atleta precisa de 10.000 horas de treino para atingir seu auge. Se fizer uma média de 3 a 4 horas de treinamento por dia, da uma média de 7 anos à 8 anos de trabalho. Não basta só talento, tem que ser comprometido. É muito importante trabalhar as seguintes capacidades:
FORÇA: Força é a qualidade do músculo, ou das coordenações neuromusculares, em exercer tensão na ação de empurrar, tracionar, ou elevar, vencendo ou não a resistência.
 
EQUILIBRIO: Capacidade de assumir e sustentar qualquer posição do corpo contra a lei do equilíbrio.
VELOCIDADE: Qualidade particular do músculo e das coordenações neuros musculares que permitem ao atleta uma sucessão rápida de gestos que consistem numa mesma ação de intensidade máxima, por um breve período de tempo.
COORDENAÇÃO: Responsável pela realização de movimentos de forma eficiente, onde o mínimo de energia é exigido. A Coordenação reveste-se de uma capacidade importantíssima para os atletas de futebol e demais desportos.
 
FLEXIBILIDADE: É a capacidade máxima de um movimento angular, sem dano para a articulação.
RESISTÊNCIA AERÓBIA: Também conhecida como endurance, Resistência Aeróbia é a qualidade física que permite manter por um longo tempo esforços de intensidade relativa, com equilíbrio entre o consumo e a obsorção de oxigênio.
RESISTÊNCIA ANAERÓBIA: Esforço realizado em alta intensidade por um curto período de tempo.
POTÊNCIA AERÓBIA: Potência Aeróbia é o índice usado para verificar o nível de treinamento do atleta, determinando a eficiência dos seus sistemas cardiovascular e respiratório, através do consumo de oxigênio (VO2 máximo).
POTÊNCIA ANAERÓBIA: Índice utilizado para verificar a capacidade do atleta em realizar Movimentos de Explosão na unidade de tempo.
RESISTÊNCIA ANAERÓBIA: Esforço realizado em alta intensidade por um curto período de tempo.
RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA: Qualidade que o músculo possui de realizar um grande número de contrações sem diminuir a amplitude do movimento, a frequência, a velocidade e a força de execução.
        Além dos treinos é de extrema importância dormir bem, ter uma alimentação saudável, ingerir água potável.