quinta-feira, 10 de abril de 2014

CRIANÇAS SEDENTÁRIAS TÊM MAIS DIFICULDADES PARA DORMIR

Crianças sedentárias têm mais dificuldades para dormir


            Estudos compravam que crianças que praticam mais atividades físicas dormem mais cedo e correm menos riscos de se tornarem obesas
            Pesquisadores chegaram a uma conta que pode influenciar os pais a “obrigarem” seus filhos a ter uma vida mais agitada. Cada hora parada acrescenta três minutos ao tempo que leva uma criança a adormecer. Além disso, crianças que praticam alguma atividade caem no sono mais cedo e dormem mais.
            A pesquisa, realizada pela Universidade de Auckland, acompanhou os hábitos de 591 crianças, todas de 7 anos de idade. Em média, o tempo para as crianças mais ativas adormecerem foi 26 minutos, variando entre 12 e 46 minutos. As crianças sedentárias levaram, em média, 15,5 minutos a mais para dormir.
            Cerca de 16% dos pais relataram aos pesquisadores que seus filhos têm dificuldades em adormecer. Essa dificuldade, segundo o estudo, tem impacto negativo no desempenho escolar, além de contribuir para o aumento do risco de a criança se tornar obesa ou ter sobrepeso.
            "Este estudo enfatiza a importância da atividade física para crianças, não só para a saúde cardiovascular e o controle do peso, mas também para a qualidade do sono", concluíram os pesquisadores.


Mas os pais devem ficar preocupados com os filhos que dormem menos?

            Não exatamente, segundo David Rapoport, diretor da New York Universidade do Distúrbio do Sono de Nova York. "Isso é da natureza de cada um. O objetivo do sono está em recuperar energia para as atividades. Se a criança pratica exercícios, naturalmente, precisa de mais tempo de sono".
            Rapoport afirma que o estudo também apontou que a dificuldade em pegar no sono pode estar ligada ao fato de os pais colocarem os filhos “sedentários” na cama quando eles ainda não estão prontos para dormir, ou seja, muito cedo.