sábado, 18 de julho de 2015

ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS SOBRE ALGUNS FUNDAMENTOS E ASPECTOS IMPORTANTES PARA INICIAÇÃO E PARA PRÁTICA NO FUTEBOL

ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS SOBRE ALGUNS FUNDAMENTOS E ASPECTOS IMPORTANTES PARA INICIAÇÃO E PARA PRÁTICA NO FUTEBOL



CABECEIO: É um dos fundamentos mais complexo para o aprendizado das crianças pois a maioria tem medo quando iniciam a prática por isso é necessário o uso de bolas mais leves para que haja adaptação e alguma recomendações para que mantenham os olhos abertos para visualizar a conclusão da jogada. O cabeceio é utilizado em jogadas defensivas e ofensivas e também para efetuar passes enquanto a bola se encontra em fase aérea acima da linha dos ombros.
CHUTE: Realizado com as partes interna, externa e peito do pé, pode ser realizado também com o calcanhar e muito utilizado por iniciantes o chute com o bico (dedão). As variações de chutes devem ser treinadas pois são responsáveis pela maioria dos gols que acontecem durante os jogos com a bola rolando e nas cobranças de falta e até mesmo escanteios quando acontece o gol olímpico. Os chutes podem ser efetuados rasteiros, média altura e no ângulo, com força ou de forma colocada utilizando efeito.
CONDUÇÃO DE BOLA: Fundamento realizado pelo atleta em deslocamento que consiste em manter a bola junto aos seus pés sem que o adversário a tome.   
CONTROLE DE BOLA: Conhecido como embaixadinha exige muito treino, habilidade e coordenação motora para que a bola não toque o solo enquanto o jogador realiza toques sucessivos utilizando diversas partes do corpo. O controle de bola pode ser utilizando durante a partida para preparar e realizar dribles com eficiência.
DISCIPLINA: Muito importante em todos os momentos da prática da modalidade, pois consiste no respeito aos atletas, árbitros, treinadores, regras, cumprir os esquemas táticos, profissionais envolvidos no jogo. E para que haja evolução do atleta é necessário disciplina nos treinos e na rotina em seu cotidiano como alimentação, repouso e conduta.
DOMÍNIO DE BOLA: É o ato de parar, amortecer, diminuir a velocidade da bola utilizando qualquer parte do corpo humano, para dar sequência na jogada com velocidade e eficiência. Esse fundamento exige muito treinamento pois influência muito no aprimoramento técnico do atleta.


DRIBLE: Fundamento de muita plástica que exige habilidade e coordenação motora do executor quando passa pelo adversário mantendo a posse de bola. Drible é utilizado em situações adversas onde o jogador com a posse de bola encontra se em desvantagem a
EXERCÍCIOS: Essencial para que haja o futebol, utilizado para aprimorar técnica e fundamentos, condicionamento físico, domínio, drible, passe, chute, cabeceio e condução de bola
FUNDAMENTOS: Ações treináveis importante para a evolução e aprimoramento das habilidades técnicas para que o atleta tenha melhor desenvoltura na execução dos fundamentos durante a partida.
PASSE: Fundamento importante para que haja evolução da equipe no campo de jogo, essencial para se manter a posse de bola e atingir o objetivo do jogo que o gol. O passe pode ser realizado por várias partes do corpo.
POSSE DE BOLA: Ação resultante de treinamento e entrosamento da equipe mantem a bola em seu domínio variando passes curtos e longos com o objetivo de cansar o adversário e marcar o gol.
TREINAMENTO: Sinônimo de sucesso pois apenas com dedicação aos treinos e disciplina é possível obter melhor rendimento físico e técnico durante as partidas.



segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

INATIVIDADE MATA MAIS DO QUE OBESIDADE

INATIVIDADE MATA MAIS DO QUE OBESIDADE


A falta de exercício pode estar matando o dobro de pessoas se comparada à obesidade, sugere um estudo feito por 12 anos, que incluiu mais de 300 mil pessoas na Europa.  Pesquisadores da Universidade de Cambridge registraram cerca de 676 mil mortes por ano por inatividade, contra 337 mil por conta de excesso de peso. Eles concluíram que pelos menos 20 minutos diários de caminhada rápida poderiam gerar benefícios substanciais.
Especialistas afirmam, ainda, que exercício físico é benéfico para pessoas de qualquer peso.
Obesidade e sedentarismo, muitas vezes andam de mãos dadas. No entanto, sabe-se que as pessoas mais magras têm um maior risco de problemas de saúde se forem inativas. E as pessoas obesas que se exercitam têm melhores condições de saúde do que pessoas inativas.
O estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, tenta trazer à tona os perigos da inatividade e da obesidade.


Inatividade mata


Os pesquisadores acompanharam 334.161 europeus por 12 anos. Eles avaliaram os níveis de exercício e a circunferência das cinturas a cada morte. "O maior risco (de morte precoce) está associado aos classificados como inativos, sejam com peso normal, sobrepeso ou obesidade", disse às BBC News Ulf Ekelund, um des pesquisadores envolvidos no estudo. Ekelund afirma que eliminar a inatividade na Europa cortaria as taxas de mortalidade em cerca de 7,5%, ou 676 mil mortes, mas eliminar a obesidade reduziria a mortalidade em apenas 3,6%. "Mas não acho que seja caso de um ou outro. Nós também devemos nos esforçar para reduzir a obesidade, e a atividade física deve ser reconhecida como uma estratégia muito importante de saúde pública", acrescentou Ekelund. Ekelund, que faz pelo menos cinco horas de exercício vigoroso toda semana, afirma que uma caminahada rápida todo dia é suficiente para transformar a saúde. "Vinte minutos de atividade física, o equivalente a uma caminhada rápida, é algo possível de incluir em qualquer trajeto para o trabalho, ou em intervalos de almoço, ou à noite, em vez de assistir TV", sugere. Os males causados por inatividade e obesidade são, em grande parte, os mesmos, como doença cardiovascular. No entanto, a diabetes tipo 2 é mais comum entre os obesos.

Ref: American Journal of Clinical Nutrition