sábado, 18 de julho de 2015

ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS SOBRE ALGUNS FUNDAMENTOS E ASPECTOS IMPORTANTES PARA INICIAÇÃO E PARA PRÁTICA NO FUTEBOL

ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS SOBRE ALGUNS FUNDAMENTOS E ASPECTOS IMPORTANTES PARA INICIAÇÃO E PARA PRÁTICA NO FUTEBOL



CABECEIO: É um dos fundamentos mais complexo para o aprendizado das crianças pois a maioria tem medo quando iniciam a prática por isso é necessário o uso de bolas mais leves para que haja adaptação e alguma recomendações para que mantenham os olhos abertos para visualizar a conclusão da jogada. O cabeceio é utilizado em jogadas defensivas e ofensivas e também para efetuar passes enquanto a bola se encontra em fase aérea acima da linha dos ombros.
CHUTE: Realizado com as partes interna, externa e peito do pé, pode ser realizado também com o calcanhar e muito utilizado por iniciantes o chute com o bico (dedão). As variações de chutes devem ser treinadas pois são responsáveis pela maioria dos gols que acontecem durante os jogos com a bola rolando e nas cobranças de falta e até mesmo escanteios quando acontece o gol olímpico. Os chutes podem ser efetuados rasteiros, média altura e no ângulo, com força ou de forma colocada utilizando efeito.
CONDUÇÃO DE BOLA: Fundamento realizado pelo atleta em deslocamento que consiste em manter a bola junto aos seus pés sem que o adversário a tome.   
CONTROLE DE BOLA: Conhecido como embaixadinha exige muito treino, habilidade e coordenação motora para que a bola não toque o solo enquanto o jogador realiza toques sucessivos utilizando diversas partes do corpo. O controle de bola pode ser utilizando durante a partida para preparar e realizar dribles com eficiência.
DISCIPLINA: Muito importante em todos os momentos da prática da modalidade, pois consiste no respeito aos atletas, árbitros, treinadores, regras, cumprir os esquemas táticos, profissionais envolvidos no jogo. E para que haja evolução do atleta é necessário disciplina nos treinos e na rotina em seu cotidiano como alimentação, repouso e conduta.
DOMÍNIO DE BOLA: É o ato de parar, amortecer, diminuir a velocidade da bola utilizando qualquer parte do corpo humano, para dar sequência na jogada com velocidade e eficiência. Esse fundamento exige muito treinamento pois influência muito no aprimoramento técnico do atleta.


DRIBLE: Fundamento de muita plástica que exige habilidade e coordenação motora do executor quando passa pelo adversário mantendo a posse de bola. Drible é utilizado em situações adversas onde o jogador com a posse de bola encontra se em desvantagem a
EXERCÍCIOS: Essencial para que haja o futebol, utilizado para aprimorar técnica e fundamentos, condicionamento físico, domínio, drible, passe, chute, cabeceio e condução de bola
FUNDAMENTOS: Ações treináveis importante para a evolução e aprimoramento das habilidades técnicas para que o atleta tenha melhor desenvoltura na execução dos fundamentos durante a partida.
PASSE: Fundamento importante para que haja evolução da equipe no campo de jogo, essencial para se manter a posse de bola e atingir o objetivo do jogo que o gol. O passe pode ser realizado por várias partes do corpo.
POSSE DE BOLA: Ação resultante de treinamento e entrosamento da equipe mantem a bola em seu domínio variando passes curtos e longos com o objetivo de cansar o adversário e marcar o gol.
TREINAMENTO: Sinônimo de sucesso pois apenas com dedicação aos treinos e disciplina é possível obter melhor rendimento físico e técnico durante as partidas.