sábado, 20 de setembro de 2014

30% À 40% DE OBESOS REGULARMENTE ATIVOS TÊM METABOLISMO SAUDÁVEL

30% à 40% dos obesos regularmente ativos têm metabolismo saudável.


Um estudo da Universidade de Granada mostra que algumas pessoas obesas que se exercitam regularmente têm o metabolismo saudável e seu risco de mortalidade por conta de doenças cardiovasculares ou câncer são os mesmos que os de uma pessoa com peso ideal.
O responsável pela pesquisa é Francisco Ortega, docente em Educação Física e Esportiva na Universidade de Granada e na área de Biociências e Nutrição do Instituto Karolinska da Suécia. A pesquisa foi publicada pela revista "European Heart Journal".
Segundo Ortega, é conhecido que a obesidade está ligada a numerosas doenças cardiovasculares, mas parece existir um "subgrupo" entre as pessoas que estão acima do peso que não sofre as complicações metabólicas próprias da obesidade.
Este estudo foi realizado durante uma das visitas do professor à Universidade da Carolina do Sul, ao lado do professor Steven Blair, um dos pesquisadores mais prestigiados em temas relacionados a exercício, condição física e saúde.


Blair é o pesquisador responsável pelo "Aerobics Center Longitudinal Study", um estudo que é derivado desta pesquisa.
Os pesquisadores, que observaram mais de 43 mil pessoas durante 15 anos, chegaram à conclusão de que entre os participantes obesos, de 30 a 40% eram metabolicamente saudáveis.
"As pessoas metabolicamente saudáveis, mas obesas, têm um menor risco de mortalidade por doenças cardiovasculares ou câncer do que o resto de pessoas obesas e, além disso, correm um risco similar às pessoas com peso normal", segundo Ortega.
Portanto, independentemente do peso corporal e gordura, as pessoas com melhor capacidade cardiorrespiratória "têm um menor risco de doença e mortalidade", disse Ortega. 


domingo, 7 de setembro de 2014

VALÊNCIAS FÍSICAS

VALÊNCIAS FÍSICAS


FORÇA: Força é a qualidade do músculo, ou das coordenações neuromusculares, em exercer tensão na ação de empurrar, tracionar, ou elevar, vencendo ou não a resistência.

EQUILÍBRIO: Capacidade de assumir e sustentar qualquer posição do corpo contra a lei do equilíbrio.

VELOCIDADE: Qualidade particular do músculo e das coordenações neuros musculares que permitem ao atleta uma sucessão rápida de gestos que consistem numa mesma ação de intensidade máxima, por um breve período de tempo.

COORDENAÇÃO: Responsável pela realização de movimentos de forma eficiente, onde o mínimo de energia é exigido. A Coordenação reveste-se de uma capacidade importantíssima para os atletas de futebol e demais desportos.

FLEXIBILIDADE: É a capacidade máxima de um movimento angular, sem dano para a articulação.


RESISTÊNCIA AERÓBIA: Também conhecida como endurance, Resistência Aeróbia é a qualidade física que permite manter por um longo tempo esforços de intensidade relativa, com equilíbrio entre o consumo e a absorção de oxigênio.

RESISTÊNCIA ANAERÓBIA: Esforço realizado em alta intensidade por um curto período de tempo.

POTÊNCIA AERÓBIA: Potência Aeróbia é o índice usado para verificar o nível de treinamento do atleta, determinando a eficiência dos seus sistemas cardiovascular e respiratório, através do consumo de oxigênio (VO2 máximo).

POTÊNCIA ANAERÓBIA: Índice utilizado para verificar a capacidade do atleta em realizar Movimentos de Explosão na unidade de tempo.


RESISTÊNCIA ANAERÓBIA: Esforço realizado em alta intensidade por um curto período de tempo.

RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA: Qualidade que o músculo possui de realizar um grande número de contrações sem diminuir a amplitude do movimento, a frequência, a velocidade e a força de execução.

Além dos treinos é de extrema importância dormir bem, ter uma alimentação saudável, ingerir água potável.

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA MELHOR IDADE

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA MELHOR IDADE


Existem cada vez mais evidências científicas apontando o efeito benéfico de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento. Além dos benefícios já citados anteriormente pela atividade aeróbica existem também importantes benefícios do treinamento de força muscular no adulto e na terceira idade :
·        Melhora da velocidade de andar;
·        Melhora do equilíbrio;
·        Aumento do nível de atividade física espontânea;
·        Melhora da auto eficácia;
·        Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea;
·        Ajuda no controle do Diabetes, artrite;
·        Melhora de ingestão alimentar;
Diminuição da depressão.


Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos. O exercício contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos:
·        Fortalece os músculos das pernas e costas;
·        Melhora os reflexos;
·        Melhora a sinergia motora das reações posturais;
·        Melhora a velocidade de andar;
·        Incrementa a flexibilidade;
·        Mantém o peso corporal;
·        Melhora a mobilidade;
·        Diminui o risco de doença cardiovascular.



Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. E um dos fatores mais importante é que mantem a autonomia em suas tarefas diárias.