terça-feira, 24 de junho de 2014

PREVENÇÃO DE LESÕES NO ESPORTE

Importância da Prevenção de Lesões no Esporte


            Lesão é um termo usado para descrever um tecido anormal num organismo vivo. Tais anomalias podem ser causadas por doenças, traumas e é muito comum acontecer pela prática de esporte.
            Prevenção é o conjunto de ações que visam evitar a doença ou lesão, preparando o indivíduo para que ela não aconteça ou removendo os fatores causais, ou seja, visam sempre à diminuição da incidência da doença ou lesão. Tem por objetivo a promoção de saúde e proteção específica.
            Hoje muito se fala em lesões e como preveni-las. Pela cultura do brasileiro, procuramos apenas um tratamento quando o diagnóstico e/ou uma lesão está instalada. Pouco se trabalha a prevenção de possíveis lesões, seja em seu ambiente de trabalho ou na prática de atividade esportiva principalmente. Um grande aliado são os exercícios, feitos e elaborados por fisioterapeutas que irão complementar o seu treino específico e seu treino de musculação, no intuito de “prevenir possíveis lesões”, e diminuir possíveis dores musculares a conhecida como ¨Dor Muscular Tardia¨ DMT.
Trabalhos preventivos considerados importantes:
·         Bom condicionamento físico;
·         Força muscular;
·         Alongamento muscular;
·         Treino equilíbrio x força;
·         Trabalhos funcionais e posturais;
·         Trabalho “educativo ”de acordo com seu esporte;
·         Bandagem terapêutica – therapy taping, Kinésio Taping;
·         Melhorar amplitude do movimento – melhorar técnica e desempenho.
            O ideal é o profissional trabalhar de forma preventiva quando tem o conhecimento do esporte, fazendo um programa de exercícios específicos que você pratica, visando o fortalecimento de estruturas musculares essenciais para a prática de seu esporte. Os exercícios prescritos são funcionais, simulam os movimentos do esporte específico e visam melhorar a estabilidade, o equilíbrio e a ativação muscular, prevenindo e melhorando ainda o desempenho e o gesto esportivo. Os exercícios são divididos em níveis e o esportista evolui de acordo com sua capacidade de executar os movimentos com maior precisão e com menos gasto energético, melhorando assim seu desempenho.
            O objetivo da fisioterapia não é apenas tratar lesões pré-estabelecidas ou pós uma cirurgia, hoje o fisioterapeuta atua prevenindo estas possíveis lesões e com isso fazendo com que o atleta tenha uma melhora em sua prática esportiva.

Marcelo Anderson de Assis Silva Fonseca
Fisioterapeuta - Especialista em ortopedia

Fisioterapeuta do CT Eduardo Silva - Professor de anatomia da UNIPAC –CL
FISIOTERAPEUTA DA SELEÇÃO MINEIRA DE VOLEI JUVENIL MASCULINA

sexta-feira, 20 de junho de 2014

RAPADURA – E SEUS RECURSOS ERGOGÊNICOS

RAPADURA – E SEUS RECURSOS ERGOGÊNICOS



A rapadura atualmente ela é produzida em mais de 30 países e a Índia é responsável por 67%  dessa produção; seguida pela Colômbia, que é o maior consumidor mundial (cerca de 32 quilos por habitante/ano). O Brasil encontra-se em sétimo lugar na produção, com 80 mil toneladas por ano e consumo de 1,4 quilos por habitante/ano. No Brasil, a região Nordeste produz 67% da rapadura nacional e o Ceará é o principal  produtor. O Estado de Minas Gerais fica em segundo lugar nesse ranking de produção, correspondendo a 27%. O sistema de produção da rapadura é de baixo custo, sendo vinculado às pequenas propriedades familiares e, muitas vezes, sem interesses comerciais e é algo muito importante por não conter qualquer aditivo químico.
Nutricionalmente, a rapadura é rica em carboidratos como sacarose, frutose e glucose, sendo uma ótima fonte de energia. Possui proteínas, água e minerais como, sódio, flúor e cobre. Além disso, contém pró-vitamina A, vitaminas B1, B2, B5, B6, C, D2, E e PP, que além de repor energias e garantir uma maior disposição fornece bons níveis de vitaminas (como A, C, D, E, vitaminas do complexo B e PP) e importantes minerais, como cálcio (fundamental para a saúde óssea, cardíaca e o bom funcionamento dos sistemas nervoso e muscular), Ferro (componente da hemoglobina, garante o transporte de oxigênio para as células), além de fósforo, potássio, zinco, manganês e magnésio. Todos esses nutrientes são estreitamente envolvidos com o exercício e a saúde geral do nosso organismo.



A rapadura é diferente do açúcar convencional pelo seu valor nutricional, que é mais considerável; contudo, possui valor comercial mais elevado, o período de conservação é menor e é de difícil dissolução e dosagem.

Para 100 g (valores aproximados):

 Energia 
 Ptn
 Lip
 Carb
 Fibra
 Ca
 P
 K
 Mg
 Vit.B1
 Vit.B6
 Vit.C
(kcal)
(mg)
(g)
(g)
(mg)
(mg)
(mg)
(mg)
(mg)
(mg)
(mg)
(mg)
 312
280
-
75
-
70
55
12
80
0,01
0,01
7

Sem contar sua densidade energética: cerca de 100g do produto fornece 132Kcal e quase 80mg de sacarose, o açúcar refinado fornece quase 100mg nessa mesma quantidade de alimento, mas é apenas isso e nada mais. Enquanto a rapadura garante por sua excelente composição, a ativação de varias enzimas importantes no nosso metabolismo e ajudam a repor eletrólitos de grande importância para a contração muscular, por exemplo, que são comumente perdidos no suor e, ainda, mais 280mg de proteína. Um estudo com atletas de pólo aquático, incluía o alimento 20 minutos após o treino e mostrou resultados positivos quanto a recuperação pós-treino. Outros envolvendo musculação, natação, remo e ciclismo também, porém esses incluíam o produto antes e depois do exercício.

            Quanto ao futebol, há um estudo interessante, porém com o caldo de cana, que aponta o efeito ergogênico de sua suplementação (cerca de 0,7g/kg de peso corporal), na reposição dos estoques de glicogênio muscular. Ou seja, considerando essas informações constatamos que a rapadura e o caldo de cana são alimentos de alto índice glicêmico e de alto poder nutricional. O pico de insulina causado por esses alimentos induz a captação de glicose pelas células musculares, o que impede a hipoglicemia (associada a fraqueza e cansaço) induzida pelo exercício, além de favorecer a hidratação dessas células.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

OS BENEFÍCIOS DA PRATICA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA CRIANÇA

OS BENEFÍCIOS DA PRATICA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA CRIANÇA


            A prática regular de atividades físicas e esportivas a criança desenvolve a competências, capacidades e habilidades, associadas às dimensões afetivas individuais em si mesmo para contribuir para o bem-estar comum. Aprende a dividir tarefas, de modo a encontrar soluções para todo tipo de situação, inclusive as derrotas. Descobre quanto vale a amizade, a parceria e a colaboração. Proporciona alternativas na vivência de práticas corporais por meio de jogos cooperativos, danças, diferentes formas de praticar modalidades esportivas.
         Ao desenvolver a consciência corporal, a criança naturalmente vai se interessar por um estilo de vida saudável com maiores possibilidades de êxito em sua trajetória.


SE DESENVOLVER:
·        Melhoras as atividades motoras;
·        Estimula as capacidades Cognitivas;
·        Confere domínio corporal;
·        Aprimora as competências.
         SE IDENTIFICAR:
·        Valoriza a consciência corporal;
·        Reeduca a postura;
·        Dá sinal de alerta;
         TRABALHA EQUILÍBRIO EMOCIONAL:
·        Revela o desafio verdadeiro;
·        Prepara para a vitória e para derrota;
·        Estimula a autonomia;
·        Mostra que nada é garantido;
·        Reforça a autoestima;
·        Valoriza a criatividade.
       TRABALHAR EM EQUIPE:
·        Mostra a importância de partilhar;
·        Ensina enxergar o outro;
·        Aponta a harmonia do conjunto;
·        Reforça que todos são importantes;
·        Ensina a lidar com o risco;
·        Ensina repensar estratégias.
       O VALOR DA COOPERAÇÃO:
·        Reforça a importância de colaborar;
·        Reforça o que a criança é;
·        Mostra novas saídas;
·        Proporciona integração;
·        Fortalece a confiança no próximo.



        RELAÇÃO A FAMÍLIA:
·        Ajuda na relação pais e filhos;
·        Respeitar e valorizar o aprendizado de diferentes práticas corporais;
·        Ajudar a criança a descobrir com quais atividades físicas e esportivas ela se identifica;
Aceitar o tempo da criança no processo de construção de hábitos para um estilo de vida ativo e saudável.