sexta-feira, 1 de novembro de 2013

TREINAMENTOS ESSENCIAIS AO FUTEBOL MODERNO

TREINAMENTOS ESSENCIAIS AO FUTEBOL MODERNO
 
        No mundo inteiro bilhões de garotos jogam futebol, desses, dezenas de milhões querem ser profissionais. No Brasil 9 milhões de crianças chegam a buscar uma oportunidade, mas apenas 30 mil passam nas avaliações das categorias de base e só 5% se tornam profissionais.
        Segundo estudo da Universidade Estadual da Florida um atleta precisa de 10.000 horas de treino para atingir seu auge. Se fizer uma média de 3 a 4 horas de treinamento por dia, da uma média de 7 anos à 8 anos de trabalho. Não basta só talento, tem que ser comprometido. É muito importante trabalhar as seguintes capacidades:
FORÇA: Força é a qualidade do músculo, ou das coordenações neuromusculares, em exercer tensão na ação de empurrar, tracionar, ou elevar, vencendo ou não a resistência.
 
EQUILIBRIO: Capacidade de assumir e sustentar qualquer posição do corpo contra a lei do equilíbrio.
VELOCIDADE: Qualidade particular do músculo e das coordenações neuros musculares que permitem ao atleta uma sucessão rápida de gestos que consistem numa mesma ação de intensidade máxima, por um breve período de tempo.
COORDENAÇÃO: Responsável pela realização de movimentos de forma eficiente, onde o mínimo de energia é exigido. A Coordenação reveste-se de uma capacidade importantíssima para os atletas de futebol e demais desportos.
 
FLEXIBILIDADE: É a capacidade máxima de um movimento angular, sem dano para a articulação.
RESISTÊNCIA AERÓBIA: Também conhecida como endurance, Resistência Aeróbia é a qualidade física que permite manter por um longo tempo esforços de intensidade relativa, com equilíbrio entre o consumo e a obsorção de oxigênio.
RESISTÊNCIA ANAERÓBIA: Esforço realizado em alta intensidade por um curto período de tempo.
POTÊNCIA AERÓBIA: Potência Aeróbia é o índice usado para verificar o nível de treinamento do atleta, determinando a eficiência dos seus sistemas cardiovascular e respiratório, através do consumo de oxigênio (VO2 máximo).
POTÊNCIA ANAERÓBIA: Índice utilizado para verificar a capacidade do atleta em realizar Movimentos de Explosão na unidade de tempo.
RESISTÊNCIA ANAERÓBIA: Esforço realizado em alta intensidade por um curto período de tempo.
RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA: Qualidade que o músculo possui de realizar um grande número de contrações sem diminuir a amplitude do movimento, a frequência, a velocidade e a força de execução.
        Além dos treinos é de extrema importância dormir bem, ter uma alimentação saudável, ingerir água potável.
 


terça-feira, 24 de setembro de 2013

TREINAMENTOS COM BASE NO FUTEBOL AJUDA EMAGRECER MAIS QUE A CORRIDA

TREINAMENTOS COM BASE NO FUTEBOL AJUDA EMAGRECER MAIS QUE A CORRIDA
 
 
Estudo realizado na Universidade de Copenhage (Dinamarca) por Peter Krustrup publicado pelo jornal britânico "Sports Sciences", realizada durante três meses com participantes com características físicas semelhantes praticando corrida e outro grupo praticando treinamentos de futebol.
 PERDAS EM 90 DIAS
FUTEBOL
CORRIDA
PESO
3,3 KG
1,8 KG
GORDURA
3,7%
2,1%

As atividades foram praticadas 3 vezes por semana durante 1 hora a cada dia.

           Além da motivação, outro resultado favorável foi ganho de 1,7% de massa  muscular o fator importante é a ativação das fibras musculares devido as contínuas mudanças de ações. A técnica de futebol enrijece e define os músculos, melhora o condicionamento físico, ajuda a emagrecer, promove a troca de massa gorda por massa magra, redesenha pernas, panturrilha e musculatura do bumbum e posterior de coxa que são as partes mais exigidas e desenvolvidas na pratica do exercício.  Além disso a pratica das atividades baseadas no futebol, controla os níveis de pressão arterial, e diminui o risco de doença coronariana, aumenta o bom colesterol, libera endorfina, promove sensação de bem-estar e regulariza o sono.

            

 

AUSÊNCIA DE EXERCÍCIOS NAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 
Ausência de exercício nas crianças e adolescentes

 

           O estimulo físico contribui para desenvolver a concentração e a atenção e sem a pratica da atividade física a criança e o adolescente não desenvolvem a lateralidade, psicomotricidade, equilíbrio e coordenação motora. Sem contar que em alguns casos é possível detectar que alguns adolescentes e até mesmo algumas crianças têm sua autonomia comprometida, pois algumas atividades do dia-a-dia se tornam desgastante, pois gera cansaço excessivo, dificuldade para ventilar, sem contar os fatores psicológicos que tendem a agravar mais esse quadro que merece muito atenção e reação imediata assim que detectado. Alguns resultados da inatividade física são:
            Diminuição do acervo motor: nessa fase da vida eles estão mais propensos a realizar, assimilar e armazenar em seu sistema nervoso central, novos gestos e movimentos motores que na fase adulta contribuirão muito na realização dos mais variados tipos de atividades físicas ou esportivas;
            Conflitos na socialização: de uma forma geral, a prática esportiva pode unir as pessoas, por isso crianças e adolescentes que não possuem esse hábito podem perder uma grande oportunidade de estreitar laços de amizades e fazer parte de grupos diferentes;
            Aumento do peso: crianças e adolescentes que não praticam nada, provavelmente têm ou terão um impacto negativo no peso corporal, que ocorre pelo acúmulo maior de calorias;
            Desvios posturais: a prática de uma atividade física regular pode evitar anormalidades posturais, além de baixa flexibilidade e pouca força muscular;
            Risco de doenças: 70% das doenças que mais matam no mundo inteiro estão relacionadas ao estilo de vida e são diretamente provocadas pela obesidade.
 
Fábio Pereira Basilio
 
 



FIFA – FOOTBALL FOR HEALTH (FUTEBOL PELA SAÚDE) – 11 SESSÕES

 

FIFA – FOOTBALL FOR HEALTH (FUTEBOL PELA SAÚDE) – 11 SESSÕES
     Enquanto a maioria dos cientistas esportivos se preocupam essencialmente em melhorar o desempenho dos atletas, o F-MARC tem adotado uma abordagem pioneira em relação à medicina esportiva, privilegiando a prevenção e a educação


 

11 JOGADORES, 1 TIME, 11 MENSAGENS, 1 PROGRAMA

Futebol pela Saúde

            Jogar futebol é divertido. Seja em competições ou por puro entretenimento, bater bola é saudável, mantém a forma física e protege de doenças do dia-a-dia. O futebol congrega pessoas de diferentes faixas etárias, gêneros, proveniências sociais e camadas culturais. É cheio de símbolos e também torna o aprendizado uma diversão. O "Futebol pela Saúde" significa jogar futebol, proteger-se de lesões e aprender a cultivar uma vida saudável.

11 pela Saúde

            A saúde é essencial para o desenvolvimento e o crescimento. Países em desenvolvimento têm de combater a pobreza, a fome e as infecções, mas também doenças que se proliferam de modo crescente. O HIV/AIDS, a malária e a tuberculose matam milhões de pessoas no mundo. Mas o diabetes, a hipertensão, a obesidade e as doenças cardíacas estão se tornando problemas igualmente graves. O futebol — a paixão que une homens e mulheres de todas as idades, línguas, cores, culturas e religiões — pode vir a ser uma ferramenta de grande eficácia e baixo custo na luta mundial pela saúde.

Jogue futebol — jogue limpo

            O programa "11 pela Saúde" aprimora o conhecimento, a postura e o comportamento das crianças com relação às doenças. Onze mensagens simples sobre a prevenção, todas baseadas em fatos científicos e ligadas a uma ação futebolística específica, são disseminadas em grupos durante onze sessões de noventa minutos. A primeira etapa, chamada "Jogue futebol", ensina habilidades futebolísticas específicas. A segunda etapa, chamada "Jogue limpo", informa sobre a questão específica da saúde e ensina comportamentos saudáveis para que as crianças se protejam.

            Jogadores de renome mundial concordaram em adotar e promover as suas próprias mensagens.

  1. JOGAR FUTEBOL – BENNI MACCARTHY
  2. RESPEITAR AS MENINAS E MULHERES  THIERRY HENRY
  3. PROTEGER SE DO HIV – MICHAEL ESSIEN
  4. EVITAR AS DROGAS E O ÁLCOOL – CRISTIANO RONALDO
  5. USAR MOSQUITEIROS TRATADOS – SAMUEL ETO’O
  6. LAVAR AS MÃOS – CARLES PUYOL
  7. BEBER ÁGUA LIMPA – PORTIA MODISE
  8. TER UMA DIETA BALANCEADA – LIONEL MESSI
  9. TOMAR FACINAS COM A FAMÍLIA – DIDIER DROGBA
  10. TOMAR REMÉDIOS RECEITADOS – GIANLUIGI BUFFON
  11. JOGAR LIMPO – FÁBIO CAPELLO

 
 



BRINCANDO DE COISA SÉRIA

BRINCANDO DE COISA SÉRIA
 
Tudo começa como uma simples brincadeira, o prazer de estar entre os amigos correndo, dando risada, gritando, descalço ou de tênis (na minha época o auge era o kichute amarrado na canela), nos campos de terra ou nos gramados, quadras, asfalto, com traves feitas de bambu ou de chinelo ou pedras, e em questão a rivalidade da rua cima contra a rua de baixo, o Bairro X contra o Bairro Y, torcedores do Time A contra torcedores do Time B, tudo isso envolve uma grande preparação. Corre pra chamar um em casa, mas ele ta de castigo a mãe não deixa sair o outro ta ajudando o pai vai demorar um pouco, o primo que chega como reforço e assim vai ser organizando os times. Mas essas coisas são simples detalhes o que mais importa é o grande momento, a euforia do gol, a ousadia do drible, sem registros sem fotos nem plateia. Apenas o prazer dos comentários e das analises e das risadas dos amigos após o jogo, pelada, contra ou rachão depende da sua região e fica expectativa de quando será a revanche.
         Inspirados nos craques de suas equipes e estrelas no futebol mundial, toda criança e adolescente incorpora seu ídolo durante os jogos e brincadeiras. Com o sonho de ser uma grande estrela do seu time do coração, apesar de serem sonhos, muitos não imaginam que um dia pode ser tornar realidade. Nessa hora é que a brincadeira vira coisa séria.
         Fica a pergunta será que os jovens atletas estão preparados para brincar de coisa séria? Prontos para serem ídolos das crianças e dos adolescentes dos campos e quadras de todo o mundo?
 
Fábio Pereira Basilio




quinta-feira, 12 de setembro de 2013

ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO
O esporte de alto rendimento ou de alta performance é aquele cuja finalidade é de se preparar fisicamente para determinada modalidade esportiva. Seja qual for essa atividade esportiva pretendida, os desafios e dificuldades a serem trilhadas serão bastante similares.
            O indivíduo que se envolve num esporte de alto nível deve ter em mente duas características importantes em todo o processo ao qual será submetido. Primeiro fator é ter plena disciplina e perseverança nos seus objetivos. Segundo, estar bem claro de que poderá haver grandes dificuldades e que essas deverão ser superadas.
 
O futebol é um jogo que envolve alguns fundamentos como chute, passes, desarme e dribles, é uma atividade competitiva que exige técnica, força, velocidade e resistência. É um esporte que requer estratégia e inteligência coletiva, além da imaginação e criatividade essa modalidade tem características complexas como a ciência e a arte ao mesmo tempo. O futebol é um espetáculo admirado por milhões e milhões de pessoas em todo o mundo. É dentro deste contexto que se procura entender o esporte de alto rendimento pois nem sempre o sucesso é garantido e infelizmente a velocidade dos avanços da ciência e tecnologia não é a mesma em termos de avanços na cultura, educação e valores humanos. Por isso na formação de um atleta não podemos nos limitar em buscar apenas o rendimento dentro do esporte mas prepará-los para dar segmento na vida e poder absorver tudo que a vivência esportiva e em grupo (socialmente) pode agregar para que o atleta tenha sucesso não só no esporte mas no seu Cotidiano.
Para desenvolver um bom trabalho se deve estar apoiado em dois aspectos fundamentais: infraestrutura e inteligência. Evidentemente tudo deve começar com muita sinergia entre as dimensões administrativas e técnicas do trabalho, colaboradores, comissões técnicas e atletas, devem estar determinadas em relação às metas a atingir.
            A infraestrutura compreende as condições externas do trabalho, como campo de treinamento adequado, equipamentos funcionais, gestão profissional, especialistas de diferentes áreas (técnico-tática, nutricional, médica, psicossocial etc.) capazes de trabalhar de forma integrada, entre outros fatores. Já a inteligência de jogo é a expressão final das condições internas do trabalho. Ela envolve qualidades técnicas, capacitação, liderança, educação, controle/inteligência emocional, união de grupo e, sobretudo, capacidade da equipe para resolver problemas nas diferentes, imprevisíveis e complexas situações e circunstâncias durante uma partida, um torneio ou um campeonato.
Sabemos que o futebol não é uma ciência exata e nem sempre a vitória é garantida, e é isso que o futebol tem que encanta as pessoas. Mas com toda a certeza, a média dos resultados positivos será consequência de como os fatores envolvidos na preparação e na formação e na estrutura em que o atleta esta participando.