quinta-feira, 12 de setembro de 2013

ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO
O esporte de alto rendimento ou de alta performance é aquele cuja finalidade é de se preparar fisicamente para determinada modalidade esportiva. Seja qual for essa atividade esportiva pretendida, os desafios e dificuldades a serem trilhadas serão bastante similares.
            O indivíduo que se envolve num esporte de alto nível deve ter em mente duas características importantes em todo o processo ao qual será submetido. Primeiro fator é ter plena disciplina e perseverança nos seus objetivos. Segundo, estar bem claro de que poderá haver grandes dificuldades e que essas deverão ser superadas.
 
O futebol é um jogo que envolve alguns fundamentos como chute, passes, desarme e dribles, é uma atividade competitiva que exige técnica, força, velocidade e resistência. É um esporte que requer estratégia e inteligência coletiva, além da imaginação e criatividade essa modalidade tem características complexas como a ciência e a arte ao mesmo tempo. O futebol é um espetáculo admirado por milhões e milhões de pessoas em todo o mundo. É dentro deste contexto que se procura entender o esporte de alto rendimento pois nem sempre o sucesso é garantido e infelizmente a velocidade dos avanços da ciência e tecnologia não é a mesma em termos de avanços na cultura, educação e valores humanos. Por isso na formação de um atleta não podemos nos limitar em buscar apenas o rendimento dentro do esporte mas prepará-los para dar segmento na vida e poder absorver tudo que a vivência esportiva e em grupo (socialmente) pode agregar para que o atleta tenha sucesso não só no esporte mas no seu Cotidiano.
Para desenvolver um bom trabalho se deve estar apoiado em dois aspectos fundamentais: infraestrutura e inteligência. Evidentemente tudo deve começar com muita sinergia entre as dimensões administrativas e técnicas do trabalho, colaboradores, comissões técnicas e atletas, devem estar determinadas em relação às metas a atingir.
            A infraestrutura compreende as condições externas do trabalho, como campo de treinamento adequado, equipamentos funcionais, gestão profissional, especialistas de diferentes áreas (técnico-tática, nutricional, médica, psicossocial etc.) capazes de trabalhar de forma integrada, entre outros fatores. Já a inteligência de jogo é a expressão final das condições internas do trabalho. Ela envolve qualidades técnicas, capacitação, liderança, educação, controle/inteligência emocional, união de grupo e, sobretudo, capacidade da equipe para resolver problemas nas diferentes, imprevisíveis e complexas situações e circunstâncias durante uma partida, um torneio ou um campeonato.
Sabemos que o futebol não é uma ciência exata e nem sempre a vitória é garantida, e é isso que o futebol tem que encanta as pessoas. Mas com toda a certeza, a média dos resultados positivos será consequência de como os fatores envolvidos na preparação e na formação e na estrutura em que o atleta esta participando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário